Berçário

Berçário


O Berçário acolhe bebês a partir dos 4 meses até 1 ano e 6 meses de idade, divididos em 2 grupos, com a Proposta Pedagógica sócio-interacionista, inserida na filosofia:

“Educar NA e PARA a Misericórdia.”

O Berçário I recebe os bebês a partir dos 4 meses até 11 meses de idade, considerando a marcha firme. O Berçário II é frequentado por bebês até 1 ano de vida. Cada turma é composta de até 15 bebês num mesmo horário. A equipe educativo-pedagógica é formada por profissionais qualificados e sensíveis a um atendimento acolhedor e estimulador, visando proporcionar o desenvolvimento integrado e harmônico através de atividades lúdicas e diversificadas, que associam o Cuidar ao Educar. Toda a requalificação do conceito de cuidado dilata as possibilidades de uma Educação de qualidade para os pequenos.
Toda a requalificação do conceito de cuidado dilata as possibilidades de uma Educação de qualidade para os pequenos e é essa integração que buscamos no Berçário.
O ato de cuidar dos bebês e educá-los, requer enxergá-los enquanto indivíduos de pouca idade, porém repletos de especificidades e potencialidades. Desta forma, a observação constante e o conhecimento de particularidades, tornam-se fundamentais no nosso trabalho.
Respeitamos o ritmo de cada bebê e construímos uma rotina baseada nas manifestações e interesses do grupo, o que enche o cotidiano de sentido para nós.
Nossos eixos de trabalho são : as Brincadeiras, Possibilidades de Interações entre bebês, famílias e profissionais envolvidos e Diversas Linguagens.

Nossos principais eixos de trabalho são :


Acompanhe:


♦ As brincadeiras ;
♦ As diversas linguagens ;
♦ E todas as possibilidades de interações entre bebês, famílias e profissionais envolvidos.
 

Lista de Material 2024


Manual do Aluno


Proposta Pedagógica


O Berçário tem uma Proposta Pedagógica Sociointeracionista, inserida na filosofia "EDUCAR NA E PARA A MISERICÓRDIA ".

Entendemos que o ato de cuidar de bebês e educá-los requer que os enxerguemos como INDIVÍDUOS, de pouca idade, é verdade, mas com características próprias e singulares. Assim, a observação constante e o conhecimento individualizado tornam-se instrumentos essenciais ao nosso trabalho.

É por meio de relacionamentos afetuosos e seguros, tanto com outras crianças quanto com os profissionais cuidadores, que nossos bebês recebem os estímulos essenciais:
– Psíquicos, sensoriais, cognitivos, comunicativos e espirituais;
– Ao desenvolvimento do seu ser pleno. Importa-nos o ritmo pessoal de cada bebê.

Construímos, a partir desse pressuposto, uma rotina baseada nas manifestações e interesses do grupo, o que nos enche o cotidiano de sentido.

O trabalho do berçário, desse modo, vem complementar a ação da família e da comunidade em que as crianças estão inseridas.

Nossos principais eixos de trabalho são as BRINCADEIRAS, as DIVERSAS LINGUAGENS e TODAS AS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÕES ENTRE BEBÊS, FAMÍLIAS E PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS.