Critérios para Avaliação


Educação Infantil – “A avaliação da Educação Infantil far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, com portfólios de aprendizagem, relatórios coletivos e individuais, registros com fotos e filmagens sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental..”. (Regimento Escolar)

Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio - Para esses segmentos, serão utilizados instrumentos variados para acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem do aluno.

Média do Período
A Média de cada período será o resultado da aplicação de três instrumentos de verificação do rendimento escolar em cada componente curricular, sendo duas avaliações e uma terceira nota (NA = Nota das Atividades) considerando o processo de ensino e aprendizagem desenvolvido pelo professor, resultante de pontos atribuídos a testes, trabalhos, pesquisas, resenhas, arguições, portfólios,simulados, participação e autoavaliação, entre outros instrumentos de avaliação.

MP = Av1 + Av2 + NA / 3

MP = Média do Período
Av = Avaliação (1 e 2)
NA = Nota das Atividades
A Média Anual em cada componente curricular é a soma das médias dos períodos e, a média mínima para aprovação é 6,0 (seis).


MA = MP1º + MP2º + MP3º / 3 =/> 6,0


MA = Média Anual
MP= Média Período (1º/2º/3º)
Poderão participar do Processo de Recuperação os alunos que não obtiverem média nos dois primeiros períodos igual ou superior a seis (6,0) em cada componente curricular. No 1º e 2º períodos o aluno que realizar a avaliação de Recuperação na(s) disciplina(s) em que obteve Média do Período inferior a 6,0 (seis) terá substituída a nota menor de uma das duas avaliações feitas (AV1 ou AV2) pela nota da Recuperação, desde que esta seja maior. No caso de a média da recuperação ser inferior a das Avaliações (Av1 e Av2), permanece a Média do período.
A Recuperação Final será realizada por meio de aulas, estudo dirigido, trabalhos diversificados, avaliações e/ou de outros processos definidos pelo Conselho de Classe. .
O prazo para requerer a prova de 2ª chamada é de até 3 dias úteis após o retorno do aluno às aulas, na Secretaria do Colégio e, quando não houver justificativa plausível da ausência, será cobrada uma taxa de R$30,00 por avaliação. Não haverá 2ª chamada para as avaliações de Recuperação Paralela e/ou Recuperação Final.