Critérios para Avaliação


Educação Infantil – “A avaliação da aprendizagem é assumida como verificação mediadora e tem como pressuposto básico a observação, o registro e a reflexão permanente do professor sobre o conhecimento da criança, suas diferenças culturais e seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, seleção ou classificação”. (Regimento Escolar)

O resultado da avaliação é registrado por meio dos documentos: Relatório de Desenvolvimento Escolar e Portfólio que serão enviados às famílias semestralmente.

Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio - Para esses segmentos, serão utilizados instrumentos variados para acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem do aluno.

Ensino Fundamental I
Média Bimestral composta de:
1. Avaliação Parcial = 10 pontos
Avaliação Bimestral = 10 pontos
Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
Média Bimestral composta de:
1. Avaliação Qualitativa = 2 pontos
2. Avaliação Parcial = 8 pontos
Avaliação Bimestral = 10 pontos

Ensino Médio
Média Bimestral composta de:
1. Avaliação Qualitativa = 2 pontos
2. Avaliação Parcial (por área do conhecimento) = 8 pontos
Média mínima para aprovação sem Recuperação: O aluno que não obtiver a média mínima 6,0 (seis) realizará a Recuperação Final .
A nota da Recuperação Paralela substituirá a Média Bimestral, quando maior , formando uma nova Média Bimestral.

Média após a Recuperação Final:


Fundamental I – os exercícios oferecidos pelo professor serão realizados pelo aluno fora do ambiente escolar como revisão do conteúdo a ser cobrado em avaliação. Esta será realizada no horário de aula no turno do aluno.

Fundamental II e Médio – o aluno estudará com base nas orientações do professor e posteriormente realizará uma nova avaliação no seu contraturno, com o objetivo de recuperar o conteúdo não assimilado.
Ao término do ano letivo o aluno com média inferior a 6,0 realizará a Recuperação Final no Ensino Fundamental I, II e Médio.
Será dada uma nova oportunidade ao aluno que não comparecer ao Colégio, nos períodos de avaliação, desde que seja requerida num período de três dias úteis na secretaria após o seu retorno às aulas e que sua ausência tenha ocorrido por motivo justificado em situações previstas na legislação específica.

“Não é permitido recuperar faltas com estudos de recuperação. Os 75% de presença é obrigatório e o aluno que não cumprir será considerado REPROVADO.” – Regimento Escolar – Parágrafo 1º - artigo 95.

A partir do 6º ano a 2ª chamada será realizada no turno da tarde, com a data marcada pela Coordenação Pedagógica.

Não haverá 2ª chamada para as avaliações de Recuperação Paralela ou Final.