Critérios para Avaliação


PROCESSO DE AVALIAÇÃO

A avaliação do aproveitamento será feita constantemente, através de observação sistemática do aluno, de suas reações, de suas atitudes e dos produtos de suas atividades.
Cada aluno terá uma ficha de avaliação com as anotações a ele pertinentes. Os registros de acompanhamento serão diários.
A avaliação terá como princípio o aprimoramento da qualidade de ensino. Será subsidiada por procedimentos de observação, registros contínuos e terá por objetivo permitir o acompanhamento sistemático e contínuo do processo de ensino e aprendizagem, de acordo com os objetivos e metas propostas;
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem será realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, tendo por objetivos:




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I- Diagnosticar e registrar os progressos e suas dificuldades;
II- Possibilitar que o aluno autoavalie sua aprendizagem;
III- Orientar o aluno quanto aos esforços necessários para superar as dificuldades;
IV- Fundamentar as decisões do Conselho de Classe quanto à necessidade de procedimento de reforço e recuperação da aprendizagem;
V- Orientar as atividades de planejamento e replanejamento dos conteúdos curriculares.
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem envolve a análise do conhecimento e as técnicas específicas adquiridas pelo aluno e também aspectos formativos, através da observação de suas atitudes referentes a presença às aulas, participação nas atividades pedagógicas e responsabilidades com que assume o cumprimento de seu papel.
Os alunos serão avaliados bimestralmente, através de provas e trabalhos escritos, sondagens, acompanhamento de seu desenvolvimento e observação direta. Na avaliação do desempenho do aluno, os aspectos qualitativos prevalecerão sobre os quantitativos.
Os critérios de avaliação estarão fundamentados nos objetos específicos de cada componente curricular, nos objetivos peculiares de cada curso e nos objetivos gerais de formação educacional que norteiam a escola.
Na avaliação do aproveitamento o professor utilizará dois ou mais instrumentos, baseados na observação da criança em todas as situações, de acordo com a sua idade e capacidade.
Os resultados das avaliações serão traduzidos em notas, de 0 ( zero ) a 10 (dez), com variação de 5 (cinco) em 5 (cinco) décimos que identificarão o rendimento dos alunos. Os arredondamentos das notas serão: até 29 décimos arredonda-se para baixo e a partir de 30 décimos arredonda-se para cima. Ao aluno que não comparecer à avaliação escrita por motivo relevante será permitida uma segunda oportunidade.
A segunda oportunidade deverá ser requerida no prazo máximo de 5 dias úteis após a realização da avaliação.